sábado, 15 de agosto de 2009

Higiene bucal - torne um hábito

Apenas um pequeno lembrete para proprietários apaixonados por seus cãezinhos:

Mau hálito em cães não é normal!!!!

Os peludos também precisam escovar os dentes, controlar o tártaro, enfim, ter uma higiene bucal adequada.
Segundo veterinários a inflamação na gengiva - causada entre outras coisas por maus hábitos alimentares e falta de cuidados com a higiene da boca de seu cão - podem causar doenças graves em outros órgão de seu animal - como o coração.

Portanto, evite alimentar seu animalzinho com doces, pães, etc. As rações são desenvolvidas para, além de oferecer uma nutrição completa para seu cão, auxiliar na limpeza dos dentes e evitar a formação de placa. Outra boa opção é oferecer a seu pet biscoitos caninos, ossos e palitos de couro bovino que também vão exercer papel importante na limpeza dos dentes.
Além disso, cultive o hábito de escovar os dentes do seu cachorrinho. Os pet shops contam hoje com uma grande quantidade de produtos específicos para a higiene bucal de nossos amigos. Você vai ver que a convivência com seu animal de estimação fica muito mais agradável sem aquele cheirinho ruim na boca.

Até a próxima


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Passeio, só com coleira!

"O Decreto 11929/98 ea Lei Complementar 395/97 estabelecem a obrigatoriedade da condução de cães na guia, exigindo que o condutor tenha força e idade suficientes para controlar o animal. Cães mordedores e bravios somente poderão sair às ruas usando focinheiras.
A não obediência ao decreto será punida com multas previstas em Lei, que podem variar de 16,629 a 831,467 UFM's conforme artigo 15 da lei complementar n°12/75 - Código de Posturas do Município.
Caso o responsável persista em manter o animal solto poderá ocorrer apreensão do mesmo."

Sendo proprietária de um pet shop, decidi escrever meu primeiro post falando sobre um problema que me aflige muito - a quantidade de cães passeando sem coleira pelas ruas da cidade. O texto acima foi extraido de material de distribuição da Prefeitura de Porto Alegre e certamente muitos dos leitores dirão : "nunca conheci ninguém que tenha sido multado por passear sem coleira com seu cão". Infelizmente não tenho um exemplo de cidadão que tenha levado uma multa por descumprir as leis citadas, mas a história a seguir representa uma punição bem mais grave para esta imprudência.

Géssica era uma linda cadelinha poodle, acostumada desde muito novinha a passear com seus donos sem coleira. Era muito obediente, nunca saia do lado de seus proprietários e os vizinhos ficavam encantados ao vê-la passear. Um dia, em um de seus costumeiros passeios, sua dona caminhava despreocupada a seu lado, do outro lado da rua vinha seu marido, chegando em casa. Feliz por ver seu dono, Géssica rapidamente atravessou a rua para encontrá-lo, o carro que vinha passando não teve tempo de frear e a poodle não resistiu ao acidente.

Essa é apenas uma das histórias de cães acostumados a andar sem coleira que foram atropelados. Nós proprietários precisamos sempre ter em mente que nossos amiguinhos são animais extremamente inteligentes, porém movidos por instintos! Mesmo que seu cão ande a seu lado desde novinho, seja obediente e esteja acostumado com as ruas do bairro, nunca se sabe quando uma distração - como uma cadela no cio, um cão rival ou um amigo da família - irá tirar seu amiguinho do foco e colocá-lo em perigo.
Por isso seja um dono responsável! Leve seu cão sempre na guia e certifique-se de que ela é adequada ao porte, peso e força do seu cão. Assim você protejerá seu amigo, evitará acidentes e incômodos com a vizinhança.

Abraços e até a próxima

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Olá

Em breve teremos aqui a primeira postagem do "conversa pra cão dormir", a quem interessar, obrigada pela visita!

Aguardem!

Abraço

Gabriela