quinta-feira, 29 de julho de 2010

Verminoses e desvermifugação

Convivo com uma médica veterinária dentro da minha casa há mais de 13 anos, sendo que em boa parte deles a clínica ficava dentro da minha casa, e só há pouco tempo me dei conta de algo totalmente óbvio.

Os cães precisam de vermífugo não por prevenção, mas para eliminar vermes, aos quais eles estão constantemente expostos!! Conversando com alguns clientes vi que muito também pensavam, como eu, que vermífugo era uma prevenção, como um anti-pulgas, por isso faço este post para dividir a "descoberta" com vocês!

Conversando com a nossa veterinária, pesquisando na internet e na literatura especializada me dei conta que mesmo os cães mais limpnhos, que tomam banho toda a semana, só comem ração e dormem na cama dos donos (heheeeee) estão sempre expostos a vermes! Algumas larvas - como a do Ancylostoma Caninum - tem a característica de penetrar a pele do animal. Outras são ingeridas com alimentos "infectados" (carnes cruas por exemplo - dar guisado cru para o gatinho é uma péssima idéia!), transmitidas pela fêmea durante a gravidez ou amamentação ou ainda transmitida por pulgas (Mais um motivo para preveni-las)

O mercado apresenta uma variedade quase infinita de vermífugos para cães - baratos, caros, orais, de absorção pela pele etc. etc. e etc - A escolha vai depender da sua preferência e, óbvio, da indicação do veterinário que também deve lhe orientar sobre intervalo de desvermifugação. Aqui na pet a Ana Rita - nossa veterinária costuma orientar um intervalo de 3 meses entre as administrações de vermífugo  - sendo que cães que não são tratados há muito tempo devem tomar uma dose e repetir depois de 15 dias, mas cada veterinário tem uma preferência e alguns animais estão mais expostos que outros então cada caso é um caso é sempre bom procurar orientação profissional.

Abaixo os vermífugos que trabalhamos aqui na Bicho's e Mimo's e os preços praticados por nós em julho/10



E aqui os links para as bulas disponíveis nos sites dos laboratórios:







Nenhum comentário:

Postar um comentário