quinta-feira, 25 de março de 2010

Bolt - Supercão



Sim, a atrasada aqui só assistiu o super cãozinho agora, séculos depois do lançamento!

O filme é uma graça, muito divertido. Basicamente Bolt é um astro de um seriado de tv, onde interpreta um cão com super poderes que tem que defender sua dona, Penny, das artimanhas do "homem de olhos verdes" e seus capangas, os gatos.

A equipe da tv faz de tudo para que Bolt acredite que tem realmente super poderes e que Penny está constantemente em perigo para que a atuação de Bolt seja mais verossímil e Bolt acredita com cada pelinho de seu corpo que seus super poderes manterão a "sua humana" protegida de todos os perigos. Os problemas começam quando os roteiristas resolvem dar mais emoção ao seriado e fazem Bolt acreditar que Penny foi raptada, o cão então foge do estúdio para tentar salvar a garota.

Acontece que lá fora seus super poderes não funcionam, Bolt descobre que sua visão não derrete metal, seu latido não provoca terremotos, seus reflexos não são tão ágeis e a comida não está sempre disponível em um saquinho!

Observando o filme, infantil e inocente, com um olhar mais crítico e profissional de quem trabalha com cães todos os dias, consigo ver muito de Bolt em quase todos os meus clientes. Não, eles não acreditam que são super heróis, mas quase... Assisti a este filme como uma grande metáfora do que nós seres humanos estamos fazendo com nossos animais de estimação. O filme retrata isto de maneira muito clara e lúcida.

Bolt não sabe como ser um cão. Ele é criado para ser "super", suprir as necessidades dos humanos à sua volta. Antes de sair do estúdio e conhecer a gata Mittens ele é um cão triste e frustrado, vivendo em uma ilusão de que sua vidinha canina é plena. Mittens - que como um bom gato é independente e muito esperta - o ensina as coisas simples da vida de cão, como enterrar um osso e correr atrás de um graveto, além de fazê-lo "cair na real" mostrando que ser um cão, de verdade é muito bom!

Assitir Bolt - Supercão pode ser um ótimo exercício de reflexão para nós que amamos cachorros. Estes seres precisam de amor, carinho, comida - e também exercício, pulso e equilíbrio! Temos a responsabilidade de fazê-los mais felizes e equilibrados, afinal somos os "seus humanos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário