terça-feira, 6 de abril de 2010

Assistência e responsabilidade - O que VOCÊS vão fazer?

Há tempos venho querendo escrever sobre isto, mas não sabia bem como até encontrar o maravilhoso texto da médica veterinária Marlene Nascimento no site Clube Amigo dos Animais entitulado "Proteção e eficiência"

Proteger, amar e dedicar sua vida aos animais é louvável, mas é preciso ter discernimento e responsabilidade. Não adianta querer "abraçar o mundo com as pernas", tampouco jogar o problema adiante e querer que outros o resolvam.

Como vocês já sabem, tenho um pet shop em Porto Alegre e é comum as pessoas chegarem aqui com relatos do tipo: "Vi um cachorrinho na rua tal, parece abandonado... VOCÊS estão fazendo alguma coisa?" sempre acompanhado de frases como "...se eu pudesse ajudaria" ou "...Isso me deixa com o coração partido, VOCÊS não podem ficar com ele?". Tenho dois cães e uma gata adotados em casa, meu pet não tem pátio e localiza-se na loja abaixo de um condomínio residencial, ficando todo fechado a noite, então... Não eu não posso ficar com ele!

Amo animais e faço tudo o que está a meu alcance para ajudá-los, mas sou contra o assistencialismo e a falta de responsabilidade. Criei este blog com o objetivo de ajudar animais, quando alguém encontra um vira-latas abandonado não me recuso a ajudar como posso e divulgar suas fotos para adoção aqui no Blog, no orkut, por email etc. Não me considero um monstro por não pegar todos os cães da rua...

Admiro as pessoas que ajudam sem reclamar nunca, tenho vários bons exemplos em meu bairro, mas me entristece profundamente quando vejo pessoas abusando dessa boa vontade, simplesmente empurrando cachorros sem querer auxiliar material ou emocionalmente... Não empurro os meus problemas para os outros e não abraço problemas alheios, mas nunca vou me furtar em ajudar e mostrar o caminho.

O recado é: Ajude, faça a sua parte com o que puder. Não dê mais do que pode e não assuma a responsabilidade alheia. Isso é a verdadeira caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário