sexta-feira, 16 de abril de 2010

Quanto vale um animal de estimação?

A notícia saiu no jornal Zero Hora edição da última terça feira 13/04:

Vizinho terá de pagar R$20 mil por matar cão. Leia na íntegra: http://bit.ly/95qEoz


A justificativa do homem para ter degolado Elvis, um labrador de 10 anos de idade, é que o mesmo teria matado 12 ovelhas e ferido mais seis. Em sua decisão o juiz salienta que “mesmo que o animal tivesse, de fato, atacado os ovinos, tal atitude proveniente de um ser irracional, que age de forma instintiva, não justificaria a atrocidade perpetrada pelo demandado, detentor de racionalidade.”(ZH)

O advogado de defesa irá recorrer da decisão alegando que "No campo, é comum a prática de sacrificar animais que tiveram contato com sangue, porque depois não se consegue contê-los. A degola não foi por crueldade, a faca é um instrumento de trabalho " (ZH). Sei que, infelizmente, ele está correto. Este tipo de prática ainda é corrente e vista como natural. Isto torna a decisão do juiz Régis de Oliveira Montenegro Barbosa, da 18ª vara cível de Porto Alegre ainda mais importante.

Todos sabem que sou radicalmente contra que se trate animais como seres humanos. Seguindo a lógica sou absolutamente contra que seres humanos ajam como animais... Fiquei extremamente feliz ao ler esta notícia, pois demonstra que os direitos dos animais estão avançando e a sociedade já não está disposta a tolerar uma brutalidade como esta. Precisamos cada vez mais desnaturalizar atitudes como a deste pecuarista de Sentinela do Sul. Precisamos ter consciência de que animais são seres vivos e que merecem respeito.

Se os homens souberem respeitar os animais certamente saberão respeitar seu semelhante. Decisões como esta mostram que o caminho para uma sociedade melhor existe e já está sendo trilhado.

Divulguem!

Um comentário:

  1. Legal Garbiela! Tomara que ele consiga a vitória nesse caso. É impressionante como os animais sofrem de maneira silenciosa com a brutalidade e irracionalidade dos humanos. Estou trabalhando aqui com a Sociedade de British Columbia de Proteção aos Animais e eles protegem animais domésticos e ursos. Os ursos são massacrados aqui de forma que chega a revoltar o estômago. Parabéns pela iniciativa do blog. Abração! Arthur

    ResponderExcluir